teorias de uma vida: carpediação

Postado por Abaixo do Radar , sexta-feira, 6 de abril de 2012 02:07

“Eu já passei por quase tudo nessa vida, em matéria de guarida espero, ainda, a minha vez...” (Zeca Pagodinho)


A vida da gente é recheada de escolhas, opções, experiências distintas e em muitos aspectos pode lembrar a construção de uma cidade. Sim, uma cidade, com milhares de formas e modelagens, propósitos completamente diferentes, talvez desprovidos de qualquer harmonia.

Os “carpediadores” que me perdoem, mas, embora questionável, essa harmonia é fundamental. Não consigo achar crível ou sensato que alguém consiga viver completamente no “deixa a vida me levar”, sem qualquer planejamento para chegar a algum lugar, ou tomar determinada decisão.

Não, não estou fazendo uma defesa do artificialismo e do continuum tático e estratégico, embora acredite que isso faça diferença. O ponto é que, certas vezes o excesso de carpediação¹ na pós-modernidade² leva a uma diversão momentânea e a uma inexplicável leveza, mas que talvez deixe as coisas um pouco mais superficiais e sem rumo, quando se trata das relações interpessoais.

E, assim, cada vez mais as pessoas sentem falta das coisas sentidas, experimentadas, vividas e construídas em parceria, porque preferem “ver no que vai dar”, do que tentar um mínimo de demonstração mais elaborada de onde se pode chegar. Mas, onde é mesmo?


¹ Neologismo meu para a prática do carpe diem.
² Referência aos textos do mestre Bauman.


*Da série Teorias de uma Vida: um palpite sobre (quase) tudo.

4 Response to "teorias de uma vida: carpediação"

Anônimo Says:

Muito me levaste a refletir sobre o q escreveste. Muito bom!

Anônimo Says:

Gostei demais do "palpite sobre (quase) tudo".

Raquel Says:

Por isso q eu digo, a vida é por vezes dolorosa e por vezes deliciosa, mas uma bela de uma dialética, não? :D

Abaixo do Radar Says:

Anônimos, que bom que refletiram e gostaram.
Ludi, sempre é. A dicotomia de caminhos da vida é que deixa ela ao mesmo tempo apaixonante e confusa. Um eterno aprendizado, cheio de meandros e obstáculos, mas que precisamos ter coragem para sentir e fazer. ;)

Postar um comentário