sobre o ontem...

Postado por Abaixo do Radar , terça-feira, 4 de maio de 2010 00:13

“We're thrown in a world you don't belong, full of commercials and false promises…” (Nell)

7 anos. Você cresce em meio a um mar de oportunidades e brincadeiras coletivas divertidas, brinca em um playground da pracinha do seu bairro, cai na areia, machuca o joelho, arranha os braços. E sobrevive. Gosta de animais, já viu vacas, coelhos, cachorros, gatos, porcos, galinhas, seja no sítio daquele amigo do seu pai, numa viagem ao interior ou, ainda, em uma exposição agropecuária da vida.

10 anos. Você andava sozinho pelo bairro, pra visitar a casa do seu amigo que morava umas quatro ruas depois. Você ia para brincar de Jogo da Vida, Scotland Yard, War e Banco Imobiliário. Assim como você, outros amiguinhos também iam sozinhos, mas todos voltavam antes das dez. Você sabia onde seus amigos moravam, conhecia a família deles, sabia do que gostavam.

13 anos. Você era pré-adolescente, que se achava adolescente. Andava de bicicleta, jogava travinha no asfalto (apostando baré tutti-frutti e pães quentinhos), brincava de pega-pega, esconde-esconde, sete pecados, queimada, pêra – uva – maçã - salada mista e, até mesmo, polícia e ladrão. Ninguém se perdia por isso!

15 anos. Você ia às famosas festas americanas, no salão de festas do apartamento daquele seu amigo, cada um levando um prato de comida ou uma bebida, com os hits do momento tocando ao som. Já conhecia aquela menina que você gostava e, mesmo com toda timidez, a chamava pra dançar e, caso não soubesse, convidava para um bate-papo. Sim, você sabia conversar.

18 anos. Você sabe quem você é. Não teve problemas em ter passado a infância e a adolescência em grupos de amigos que se chamavam de jabuti, cabeça de banana, olívia palito, balão, chiquinha, boca de borracha, do mato e gigante. Isso era parte da interação social, brincadeiras sem fins ofensivos. Ninguém tem traumas insanos, nem ficou “de mal” com a família, os animais, o mundo, por causa disso. Você sabia olhar nos olhos. Talvez ainda saiba, porque você aprendeu a viver...

*Da série Sobre: a vida, recortada em detalhes.

1 Response to "sobre o ontem..."

Camilla Fernanda Says:

Ficou muuuuuito bom,melhor do que eu pensei.
Ótimas constatações,ótimo post.
Parabéens
=***

Postar um comentário